A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Willy Wonka & the chocolate factory 1971

DIREÇÃO Mel Stuart
PRODUÇÃO Stan Margulies • David L Wolper
ROTEIRO Roald Dahl • David Seltzer
DETALHES Aventura • Estados Unidos • 98 minutos

O filme de uma vida – é preciso plena convicção para denominar uma escolha assim, refletir quanto ao peso e incisão das palavras, pode ser muito perigoso aos olhos de quem está do outro lado interpretar a conotação derivada, meramente declarada.

Há que se assumir em certa altura – tomar partido de algum lado – eu encaro meu princípio emotivo no decorrer de cinquenta anos, repletos de fantasias e sonhos, quando, lá pela década de setenta assistia freneticamente e assim o venho fazendo nas seguintes, tantas e tantas vezes.

A fantástica fábrica de chocolate (Willy Wonka & The Chocolate Factory) de 1971 é uma obra absorta no tempo, de sentidos múltiplos, variações contemplativas. A figura mítica de Willy Wonka (Gene Wilder) – cartola marrom e fraque roxo – denota o tom espirituoso do filme, infesto de figurinos psicodélicos, concordantes com o período, mas, ardorosamente puro, predominantemente encantador.

A ideia genial de colocar cinco cupons dourados escondidos em barras de chocolate, não é nada mais que um golpe publicitário, de uma marca então decadente e que apesar do peso Wonka tornara-se pouco atrativa. Com as vendas em queda vertical, esse novo princípio surge com impacto de uma hecatombe nuclear no mundo moderno, os reflexos são imediatos e a produção, embora amparada pelo crescimento meteórico e acelerado acaba tornando-se ínfima ante o consumo descontrolado, causando histeria nos quatro cantos do globo terrestre cada vez que um novo contemplado é anunciado.

E assim segue: primeiro Augustus Gloop (Michael Bollner), um gordinho comilão da pequena cidade de Düsseldorf, Alemanha; a menina Veruca Salt (Julie Dawn Cole) de Buckinghamshire, Inglaterra, inveterada e persuasiva ao pai, que interrompe o trabalho da própria indústria para as empregadas desenrolarem laconicamente milhares de barras; a terceira é Violet Beauregarde (Denise Nickerson) de Atlanta, Geórgia, cheia de trejeitos, uma consumidora compulsiva de gomas de mascar; o garoto Mike Teavee (Paris Themmen) de Denver, Colorado, espécie de jovem caubói, alucinado por televisão e videogames é o quarto; o último é Charlie Bucket (Peter Ostrum) de baixo poder aquisitivo, trabalha duro entregando jornais e fazendo pequenos serviços para ajudar a mãe no sustento da família, que ainda conta com quatro avós, mas, nutre o desejo obstinado de encontrar o prêmio, e consegue já quase sem esperança na última barra que tenta abrir.

Passaporte para uma viagem inesquecível ao doce mundo das cores, de Oompa-Loompas – pequenos homenzinhos, bravos confeiteiros – dos rios e cachoeiras de chocolate, pedras de goma de mascar e invenções trepidantes, onde, no final somente um felizardo irá permanecer e Willy Wonka escolherá este como seu felizardo sucessor.

– Onde está a magia? Pois bem, está na aplicação dos ínfimos detalhes, apesar dos pequenos deslizes, quem se importa com eles?
– Se o roteiro não foi fiel ao livro de Roald Dahl? Não tem equivalência para argumentos.

O que vale é a mensagem levada às próximas gerações, meus filhos não cansam de olhar e os filhos deles certamente também irão se encantar – mesmo com a fidelidade apresentada na refilmagem de 2005 do diretor Tim Burton – permanece a boa e velha versão como referência para a eternidade, de quem não cansa de sonhar e acreditar que o mundo ainda tem razão de existir por esses nobres momentos de alegria e pelo prazer de assistir um filme de raro teor, que consegue fazer todos saírem leves e felizes consigo mesmos.

Assistido e comentado © Marco Müller
Publicado 05  07  2018

ELENCO

GENE WILDER Willy Wonka
JACK ALBERTSON Vovô Joe
PETER OSTRUM Charlie Bucket
ROY KINNEAR Senhor Henry Salt
JULIE DAWN COLE Veruca Salt
LEONARD STONE Senhor Beauregarde
DENISE NICKERSON Violet Beauregarde
DODO DENNEY Senhora Teevee
PARIS THEMMEN Mike Teevee
URSULA REIT Senhora Gloop
MICHAEL BOLLNER Augustus Gloop
DIANA SOWLE Senhora Bucket (Mãe de Charlie)
AUBREY WOODS Bill (Vendedor da Loja de Chocolates Bill's Candy Shop)
DAVID BATTLEY Senhor Turkentine (Professor da Escola)
GUNTER MEISNER Senhor Slugworth
PETER CAPELL O Funileiro (da Porta da Fábrica)
WERNER HEYKING Senhor Jopeck
PETER STUART Winkelmann
ERNST ZIEGLER Vovô George
FRANZISKA LIEBING Vovó Josephine
DORA ALTMANN Vovó Georgina
PAT COOMBS Henrietta Salt

FOTOGRAFIAS

Charlie Bucket (Peter Ostrum)

Willy Wonka (Gene Wilder)

Willy Wonka (Gene Wilder)

Willy Wonka (Gene Wilder)

Charlie Bucket (Peter Ostrum), Willy Wonka (Gene Wilder) e Vovô Joe (Jack Albertson)