JACK E A MECÂNICA DO CORAÇÃO
Jack et la mécanique du coeur 2014

DIREÇÃO Stéphane Berla • Mathias Malzieu
PRODUÇÃO Virginie Silla • Luc Besson
ROTEIRO Mathias Malzieu
DETALHES Animação • França • 90 minutos

Os dias se fazem extremamente frios na capital escocesa Edimburgo, o ano é 1874 e a baixa sensação térmica de tão atroz congela até mesmo os pássaros durante seu balé sincronizado pelo céu. Neste cenário surreal uma jovem gestante prestes a dar à luz, desfalece ante a porta de uma casa no topo da colina, do interior surge para lhe socorrer a altiva Madeleine, tida pelos moradores da região como feiticeira, devido aos atributos incomuns para uma dama solitária.

Apesar de atitudes levemente austeras, a mulher aplica os cuidados necessários para o parto eficaz que daria origem ao pequeno Jack, contudo, um procedimento de emergência terá que ser feito deveras ao recorrente frio – o menino nascera com o coração congelado. Imediatamente, Madeleine abre seu tórax e remove o órgão endurecido, substituindo-o por um pequeno relógio cuco.

A mãe sentindo-se incapaz de cuidar do menino e seus agravantes, resolve deixa-lo para ser criado por Madeleine que o adota, sequer esquecendo de lembrar a todo momento das três regras fundamentais para preservar o mecanismo delicado de seu coração artificial: primeiro não tocar nos ponteiros, em segundo lugar controlar a própria raiva e por fim nunca, jamais... se apaixonar.

Nos dez anos seguintes Jack jamais saíra de casa, convivendo dia após dia com Madeleine, as irmãs também adotivas Anna e Luna, além de Arthur, que viera tratar da coluna vertebral e ficara para sempre. Como presente de aniversário, o agora rapaz insiste em conhecer a cidade, embora a contragosto vê seu sonho realizado.

É quando, seduzido por uma singela melodia encontra Miss Acacia, com os sentimentos misturados ele desmaia e é socorrido por Madeleine. Na ânsia de descobrir quem era a encantadora jovem, Jack passa um longo período de dúvidas e nesta busca conquista um inimigo, Joe e um grande companheiro, o inventor George Méliès, que lhe acompanha e acode nos momentos mais difíceis, entre os quais a obsessão de cruzar a Europa e superar os mais árduos desafios, simplesmente para reencontrar seu inevitável amor...

Assistido e comentado © Marco Müller
Publicado 12  07  2018

FOTOGRAFIAS

Madeleine e Jack

Jack

Jack e Miss Acacia

Jack e Joe

Jack