HISTORY


Desenhista e animador, William Denby Hanna, nasceu na cidade de Melrose em 14 de julho de 1910, Novo México, Estados Unidos e seu parceiro de toda vida Joseph Roland Barbera, dono dos mesmos atributos artísticos em Nova Iorque, no dia 24 de março de 1911.

O Universo Hanna-Barbera começa oficialmente em 1957, após a demissão de ambos dos Estúdios MGM, pelos diretores acreditarem que as animações não dariam mais lucros. A atração principal na época era o desenho Tom e Jerry (Tom and Jerry) criado em 1941 pelos dois animadores, mas que, devido aos altos custos de produção sairia do ar junto com as demais.

Após negociação com outra produtora filiada a Columbia Pictures e a promessa de diminuição nos gastos, a dupla coloca no mercado os primeiros episódios de Jambo e Ruivão (Ruff and Reddy), com grande impacto e bons índices de audiência, no mesmo mesmo ano viriam O Show do Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show), Plic, Ploc e Chuvisco (Pixie and Dixie and Mr Jinks), Zé Coméia (Yogi Bear), Pepe Legal (Quick Draw McGraw), Bibo Pai e Bobi Filho (Augie Doggie and Doggie Daddy), Olho Vivo e Faro Fino (Snooper and Blabber).

Já com o sucesso crescente, na década de sessenta produziriam Os Flintstones (The Flintstones), apresentado na televisão em horário nobre e que os tornaria então, gigantes na animação mundial. O resto da história não precisa nem contar, Scooby-Doo (Scooby-Doo), Os Jetsons (The Jetsons), A Corrida Maluca (Wacky Races), Space Ghost [Space Ghost] entre tantos outros até o início dos anos noventa.

Em 1991 é comprado pela Turner Broadcasting System, que usa o vasto catálogo para cobrir a programação de seu recém-lançado canal de televisão, Cartoon Network, para o qual produz novos títulos, O Laboratório de Dexter (Dexter's Laboratory), Johnny Bravo (Johnny Bravo), A Vaca e o Frango (Cow and Chicken), As Meninas Superpoderosas (The Powerpuff Girls) propulsionados pela força da marca Hanna-Barbera.


Entretanto, cinco anos depois a Turner se funde com a Time Warner e os estúdios tornam-se uma subsidiária da Warner Bros Animation. Com a morte de William Hanna em 22 de março de 2001 aos 90 anos na cidade de Los Angeles, é absorvida completamente pela sua controladora, aonde Joseph Barbera continua trabalhando até o falecimento em 18 de dezembro de 2006 aos 95 anos.

Pesquisado e comentado © Marco Müller
Publicado 30  11  2018

JOSEPH BARBERA e WILLIAM HANNA juntamente com seus personagens marcantes FRED FLINTSTONE Fred Flintstone, ZÉ COLMÉIA Yogi Bear, SCOOBY-DOO Scooby-Doo e DOM PIXOTE Huckleberry Hound

A VOLTA AO MUNDO EM 79 DIAS Around the Worls in 79 Days, TURMA DA GATOLÂNDIA The Cattanooga Cats, É O LOBO It's the Wolf! e JUCA BALA E ZÉ BOLHA Motor Mouse and Autocat em material publicitário de 1970

OS TREMENDÕES Where's Huddles em material publicitário de 1970

OS FLINTSTONES The Flintstones em material publicitário de 1975

O URSO DO CABELO DURO Help!...it's the Hair Bear Bunch! em material publicitário de 1970

OS BRASINHAS DO ESPAÇO Space Kidettes em material publicitário de 1970

MORK & MINDY Mork & Mindy em material publicitário de 1982

OS JETSONS The Jetsons em material publicitário de 1985

A CORRIDA MALUCA Wacky Races em material publicitário de 1970

A TURMA DO ZÉ COLMÉIA Yogi's Treasure em material publicitário de 1985

A FAMÍLIA BUSCAPÉ Hillbilly Bears, LULA LELÉ Squiddly DiddlyFEITICEIRA FACEIRA Winsome Witch, XODÓ DA VOVÓ Precious PuppESQUILO SEM GRILO Secret Squirrel e A FORMIGA ATÔMICA Atom Ant em material publicitário de 1970

FANTASMINHA DO ESPAÇO The Funky Phantom em material publicitário de 1970

FRANKENSTEIN JR Frankenstein Jr e OS IMPOSSÍVEIS The Impossibles em material publicitário de 1970

SPACE GHOST Space Ghost Guia de estilos de 1998

JUCA BALA Motor Mouse storyboard de 1970

LULA LELÉ Squiddly Diddly storyboard de 1970

ZÉ BOLHA Autocat storyboard de 1970

WILMA FLINTSTONE Wilma Flintstone storyboard de 1978

WILLIAM HANNA em fotografia publicitária de 1994

JOSEPH BARBERA em fotografia publicitária de 1994